Propulsão Comunica

Chegou a hora de votar!

A primeira edição do “Propulsão Comunica: conteúdos digitais por direitos”, projeto idealizado pelo Comitê de Cultura do Paraná, foi uma maratona de criatividade e formação que durou três e consolidou uma nova rede de influenciadores paranaenses, dispostos a defender nas redes as prerrogativas sociais e culturais da população.

O encontro contou com participantes vindos de quase todas as regiões do estado e com uma presença feminina expressiva: ao todo, 18 mulheres, metade delas negras, num total de 26 influenciadores.

Agora, é hora de escolher o trabalho de que você mais gostou. Vote abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça os projetos e escolha em quem votar:

Atenção: Cada pessoa pode votar uma única vez.

Vozes Que Transformam

Como histórias de superação e propósito inspiram transformações na vida e no mundo?

Vozes Que Transformam é um videocast dedicado a dar espaço para pessoas que transformam o mundo através de suas vozes. Aqui conheceremos histórias de coragem repletas de atitude e propósito, garantindo o direito à voz, à dignidade e à verdadeira transformação de quem escolheu não ser silenciado.

Através de conversas breves e potentes, conheceremos pessoas e lideranças que estão causando impacto positivo – de dentro para fora.

Rede Social

 

Ágatha Iara da Rocha da Silva – Colombo

Pagamos a segurança pública para nos proteger e não nos matar.

Pagamos a segurança pública para nos proteger e não nos matar.

Em 2024 a violência policial no Paraná cresceu 187%. Pessoas negras são as principais vítimas dessa violência, mesmo ocupando apenas 30% do território paranaense.

A brutalidade policial é legitimada e afirmada diariamente na mídia local e apoaida pelos governadores, desde que os coronéis chegaram aqui eles estão construindo seu reinado com o derramamento de sangue inocentes. Quem mata pessoas inocentes é incapaz de proteger a vida.

Rede Social   –   Pasta do Projeto

Alícia Gomes – Londrina

Vozes da Terra: Fortalecendo Movimentos Populares e Construindo Redes

Cultura digital como ponte entre territórios, saúde e movimentos sociais!

A campanha “Vozes da Terra: Fortalecendo Movimentos Populares e Construindo Redes” mostra o trabalho potente do Coletivo Marmitas da Terra, em parceria com o programa AgPopSUS, do Governo Federal, na formação de agentes populares de saúde que atuam com comunicação engajada e participação social em defesa do SUS.

Informação confiável, linguagem acessível, transformação real — essa é a força de uma cultura digital com propósito.

Vote por uma comunicação que transforma de verdade!

Rede Social

Ana Maria Matos Ferreira dos Santos – Curitiba

Saúde Mental, já! Um direito do trabalhador

A campanha ‘Saúde Mental, já! Um direito do trabalhador” tem como base a recente atualização da NR-1, que passa a reconhecer a saúde mental como uma prioridade nas normas de segurança do trabalho.

A ideia é informar e conscientizar jovens trabalhadores, especialmente mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+, sobre seus direitos em ambientes profissionais, reforçando que respeito à diversidade, escuta ativa e acolhimento são condições mínimas para um ambiente de trabalho seguro.

O objetivo principal é incentivar esses grupos a identificar situações de abuso emocional, discriminação ou sobrecarga mental e incentivá-los a cobrar das empresas o cumprimento da norma. Para isso, será utilizada uma estratégia digital centrada no Instagram, com conteúdos acessíveis, linguagem jovem e visual, como vídeos curtos, carrosséis e posts estáticos que traduzem a NR-1 para o dia a dia.

Espera-se como resultado o aumento do conhecimento sobre o tema, a valorização da saúde mental no ambiente de trabalho e o fortalecimento de uma rede de apoio e troca entre jovens que enfrentam essas situações.

Rede Social   –   Pasta do Projeto

Anire Niara Silva Andre – Londrina

FILIE-SE ao SIMUPAR

A campanha “FILIE-SE ao SIMUPAR” busca comunicar a retomada do SIMUPAR (Sindicato de Musicistas do Paraná) e a facilidade envolvida neste processo.

Vamos Juntos Construir o SIMUPAR – Sindicato de Musicistas do Paraná.

 Participe, filie-se, venha decidir conosco.

Rede Social

Asaph Eleutério – Curitiba

“Visão de Quebrada” – Informação que Fortalece

A campanha “Visão de Quebrada” proposta por mim em parceria com o youtuber “Audino Vilão” (https://www.youtube.com/@audinovilao531) , busca democratizar o acesso à informação sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DESCA) por meio de vídeos curtos e dinâmicos.

Com uma linguagem acessível e direta, a campanha utiliza um interlocutor carismático e autêntico para traduzir temas complexos em um formato envolvente e próximo da realidade das favelas e periferias.

A ideia é transformar conhecimento em ferramenta de empoderamento, utilizando a experiência de mais de 30 anos do proponente na cultura Hip Hop e o cotidiano das comunidades como ponto de conexão.

Rede Social 

BK12 – Curitiba

"Mais Uma Demão"

A campanha “Mais Uma Demão” é uma iniciativa digital interativa que visa ensinar adolescentes sobre seus direitos culturais e como acessar cultura gratuita.

Utilizando vídeos curtos no Instagram e TikTok, cada publicação apresenta um dilema cultural e convida o público a escolher o tema do próximo vídeo, criando uma narrativa participativa e direcionada às suas necessidades.

Além disso, a campanha contará com entrevistas curtas com especialistas, debates sobre temas atuais e uma agenda de eventos culturais gratuitos. O projeto busca não apenas informar, mas também incentivar a participação ativa dos jovens na cultura, conectando-os a oportunidades reais.

Com um formato dinâmico, engajador e educativo, “Mais Uma Demão” fortalece o acesso à cultura de forma criativa e acessível, garantindo que os adolescentes compreendam e reivindiquem seus direitos culturais. 

Rede Social   –   Pasta do Projeto

Caio Fabio – Quintandinha

Catadoras e catadores do amanhã: a classe essencial e invisível

A campanha “Catadoras e catadores do amanhã” pretende dar visibilidade à classe de profissionais da reciclagem por meio da linguagem audiovisual e da comunicação digital.

A partir do lançamento do documentário homônimo — premiado nacionalmente em 2024 — a campanha irá distribuir trechos curtos do filme, depoimentos inéditos e materiais educativos para informar e sensibilizar a população sobre o papel essencial das catadoras e catadores.

Também haverá um evento de lançamento oficial, com exibição acessível do filme no Instituto Paranaense de Cegos (IPC), fortalecendo o compromisso com a acessibilidade e o alcance social.

A campanha culmina com uma ação de arrecadação para apoio direto às associações participantes do projeto por meio do filme que será publicado no YouTube.

Rede Social

Dener Lucas Kluck – Colombo

Segurança em Cena

A campanha propõe a criação e difusão de conteúdos informativos e acessíveis sobre os direitos da técnica no setor cultural, com foco na segurança do trabalho.

Baseada na Lei nº 6.533/78 e no Decreto nº 82.385/78, que regulamentam as profissões artísticas no Brasil, a ação abordará os direitos das/os profissionais técnicos sob a ótica das Normas Regulamentadoras NR 10 (trabalho com eletricidade) e NR 35 (trabalho em altura). O objetivo é alertar sobre os riscos ocupacionais enfrentados por trabalhadoras e trabalhadores que operam em montagens, iluminação, sonorização e outras atividades técnicas, muitas vezes realizadas de forma informal e sem a devida proteção.

Serão produzidos vídeos curtos e carrosséis, compartilhados no instagram e facebook, com linguagem popular e didática, abordando o uso obrigatório de EPIs, e certificados de cursos das NRs.

A campanha busca ampliar o conhecimento sobre direitos, reduzir riscos e fortalecer a valorização da técnica como profissão regulamentada.

Rede Social 

Eloá Petreca – Curitiba

Radio Mulher em Destaque

O projeto Rádio Mulher em Destaque é um projeto que contempla a locução e a música pela comunicação significativa do ativismo social e que visa proporcionar a mulheres de diferentes idades, classes sociais e raças, a conscientização sobre o seu papel fundamental na sociedade, destacando a importância de leis como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio.

Além disso, o projeto pretende promover o fortalecimento da participação política das mulheres, incentivando sua representatividade em todos os espaços. Essa ação educativa será apresentada em material digital como vídeo e audio para serem vinculados nas redes sociais como, WhatsApp, Tik ToK, Instagram e Facebook. Através da distribuição de desse material informativo, buscaremos informar as mulheres sobre seus direitos, além de promover um ambiente seguro e de acolhimento para aquelas que sofrem violência doméstica e outros tipos de agressões.

O projeto se baseia na premissa de que as mulheres devem ser protagonistas da sua própria história e não apenas vítimas de uma sociedade que muitas vezes as marginaliza.

Rede Social 

Ery Macedo – Pinhão

Cypher Delas

Cypher Delas é um projeto inovador de lançamento musical protagonizado exclusivamente por mulheres do rap paranaense, criado para ampliar a visibilidade e as oportunidades para MCs, DJs, produtoras e outras profissionais da cena.

A cada edição, cinco artistas são selecionadas para participar de uma cypher acompanhada de um videoclipe profissional, fortalecendo a presença feminina no hip-hop e criando um movimento potente de representatividade.

A campanha adota uma estratégia transmídia, expandindo sua narrativa por meio de diferentes plataformas: redes sociais, videoclipes, entrevistas, mini-documentários e performances ao vivo. O objetivo é engajar e conectar o público com as artistas, promovendo uma rede de apoio e fortalecendo a cultura do hip-hop feminino.

Além de ser um projeto musical, o Cypher Delas é uma plataforma de transformação social e cultural, trazendo temas que refletem as vivências das mulheres no rap, abordando questões como equidade de gênero, empoderamento e resistência.

A ideia é iniciar o movimento em Curitiba e, aos poucos, expandi-lo para todo o Paraná e futuramente para outros estados do Brasil, criando um espaço contínuo para que mulheres do rap sejam reconhecidas e valorizadas, fortalecendo a cena feminina no rap e criando um ambiente de oportunidade e crescimento, promovendo temas voltados à evolução e união feminina, construindo uma cena mais forte e inclusiva, mantendo a essência e compromisso com o hip-hop.

Apoiando e respeitando a diversidade, com mulheres cis e trans. Com incentivo ao crescimento coletivo. Mais do que um lançamento musical, o Cypher Delas busca criar uma rede de apoio entre mulheres na cena do hip-hop, reforçando a ideia de que juntas são mais fortes e podem alcançar novos patamares na indústria musical, impactando positivamente a cena do rap feminino e inspirando mulheres a seguirem seus sonhos no hip-hop, um meio ainda predominantemente masculino.

Rede Social 

Gi Kali – Curitiba

O direito ao lazer e ao esporte como instrumento de transformação social.

A campanha “Reforma Já!” propõe mapear, denunciar e mobilizar a comunidade em torno da recuperação de espaços esportivos públicos esquecidos, quebrados ou abandonados na Grande Curitiba. Por meio da comunicação digital criativa, a proposta busca pressionar o poder público e engajar jovens de territórios vulnerabilizados para reivindicar seu direito ao esporte e lazer.

A campanha será construída com vídeos de denúncia, e chamadas para ação nas redes. As histórias desses espaços serão contadas por quem vive neles, com humor, crítica e afeto, promovendo pertencimento, articulação comunitária e impacto político.

Rede Social  

Isabela da Silva Machado – Pinhais

EU QUERO FALAR

A campanha “Eu quero falar” pretende incentivar e ensinar pessoas negras e não brancas de 18 a 50 anos a cuidar da sua própria saúde mental através do empoderamento e da psicoeducação.

O objetivo é trazer a psicologia para um espaço de acessibilidade e inclusão, conscientizando seu público sobre saúde mental e bem-estar, informar sobre direitos que são garantidos por lei como o acesso ao bem-estar, mostrar para esse grupo que é possível se enxergar para além do sofrimento, buscar acolher suas dores que são em sua maioria esmagadora, causadas por um sistema social capitalista, racista e patriarcal.

Será produzido uma série de 10 episódios de podcast abordando assuntos sobre saúde mental da população negra e não branca e os desafios enfrentados por elas, através de bate papo com artistas locais e psicólogos.

O impacto esperado é ampliar o acesso aos serviços da psicologia para o público alvo, fortalecendo redes de apoio, mas também, atingir acadêmicos de psicologia e conscientizá-los na busca de uma psicologia antirracista.

Rede Social   –   Pasta do Projeto

Josilene Braz – Ponta Grossa

"No ritmo da Vida: Liah e o Flow Positivo"

A campanha “No Ritmo da Vida, o Flow é Positivo” acompanha a personagem Liah, uma adolescente que usa o rap, o humor e a reflexão para falar sobre temas sociais de forma leve e criativa.

Em vídeos curtos para redes sociais, ela aborda questões como autoestima, educação, convivência familiar e empoderamento feminino, conectando-se com o público jovem de forma afetiva, divertida e potente.

Rede Social  

Juliana Alves – Curitiba

GestA(r)te: Fragmentos Multiartísticos

Título: Gest(A)rte: Fragmentos Multiartísticos

Gênero: Tragicomédia Digital Realista

Mãe solo. Multiartista. Pansexual. Entre fraldas, boletos e aquarelas, Juliana transforma caos em arte – e dor em fragmentos de beleza crua. Já gestou e pariu duas meninas, hoje está parindo Fragmentos Multiartísticos.

Em um universo onde ser mãe solo é uma saga diária, essa campanha nasce com um grito doce e desajeitado. Juliana não tem equipe, só coragem, peito aberto e muitas histórias pra contar.

Durante a campanha, ela irá costurar as realidades da maternidade solo com humor ácido, sensibilidade artística e muita sinceridade. Entre pequenas histórias, memes, danças catárticas, aquarelas emocionadas e o que mais vier, ela vai expor as rachaduras do sistema (e as dela também).

Ao acompanharem essa campanha tragicômica, os espectadores podem perceber que as mães solo têm sentimentos, preferências, traumas e direitos.

Por fim, eles podem até talvez notar que as mães solo antes de serem mães são também SERES HUMANOS.

Elenco: – Juliana Leitte, a mãe solo que faz tudo – A sociedade patriarcal, como vilã invisível mas presente em todas as cenas

Alguns momentos esperados: – Live interrompida por um choro de bebê – Uma pintura sendo produzida às 3 da manhã (afinal, o que é dormir e pra quê as pessoas dormem?)

Rede Social

Juliana Leitte – Curitiba

Muito além do DRT

Muito além do DRT é uma campanha em vídeo que apresenta, de forma acessível, os principais direitos garantidos pela Lei do Artista e da Técnica (Lei nº 6.533/78 e Decreto nº 82.385/78) — legislação que representa mais de 150 categorias culturais no Brasil.

Na prática, no entanto, boa parte desses profissionais desconhece completamente os direitos que a própria lei assegura. Isso torna comum a violação de garantias fundamentais, como o direito ao contrato de trabalho, à segurança no set ou palco, à proteção da imagem, aos direitos autorais, aos direitos do artista mirim, ao registro profissional (DRT), à prevenção de acidentes, vida e dignidade, entre outros.

Essa campanha surge justamente para mudar esse cenário, e para que artistas e técnicos passam a ter acesso direto e descomplicado às informações que podem protegê-los e fortalecê-los.

Vote nessa iniciativa e ajude a espalhar conhecimento onde ele é urgente.

Rede Social

Luan de Rosa e Souza – Curitiba

Rapgrafia

A campanha intitulada “Rapgrafia” tem como objetivo promover a intercomunicação entre o ambiente acadêmico e a cultura Hip-Hop.

O projeto será composto por vídeos curtos de 1 minuto, nos quais serão explorados conceitos das ciências humanas, abordando temas elencados a esse movimento sociocultural, como: democratização do consumo e da produção cultural, promoção da igualdade racial e de gênero, entre outros.

O principal objetivo da campanha é desmistificar e descriminalizar a cultura de herança negra e periférica, reconhecendo seus protagonistas como formadores de conhecimento e produtores culturais.

Além disso, busca estreitar a relação entre a academia e esses indivíduos, promovendo uma disseminação clara e acessível do conhecimento por intermédio de uma comunicação simples e jovem.

Rede Social

Mariá – Fazenda Rio Grande

Capoeira, substantivo feminino

A campanha “Capoeira: substantivo feminino” busca ampliar o conhecimento sobre o direito das mulheres e o acesso à cultura brasileira, especialmente para pessoas de 15 a 60 anos, com Ensino Médio e/ou Superior, pertencentes às classes C e D, e de todas as orientações sexuais, etnias e gêneros. Os interesses desse público incluem capoeira, feminismo, religiosidade afro-brasileira, cultura brasileira, ballroom, esportes e música, além de temas relacionados ao letramento de gênero.

O objetivo é promover visibilidade feminina na capoeira em seus diversos aspectos, incentivar a prática de artes marciais afro-brasileiras por mulheres e fortalecer o empoderamento da cultura nacional.

Será criada uma série de conteúdos dinâmicos, incluindo lives com mestras e convidadas relevantes no universo da capoeira, vídeos curtos em formato de Reels com cortes dessas lives e postagens no estilo carrossel para o Instagram.

A campanha contará com a articulação entre capoeiristas de diferentes vertentes culturais e promoverá discussões sobre pautas feministas no esporte e na cultura. Ao final, espera-se fomentar a visibilidade das mulheres na capoeira, ampliar o debate sobre inclusão e fortalecer o vínculo das mulheres com a cultura afro-brasileira.

Rede Social

Pitanga Zungu – São José dos Pinhais

Saia de Bici, Escute a Cidade

Há mais de 10 anos, o estado do Paraná fica entre os três estados com mais mortes no trânsito (fonte: abramet).

Nossas cidades ainda não se comunicam de forma inclusiva, principalmente com pedestres e ciclistas.

Não podemos banalizar um cenário de corpos vulneráveis que são ignorados nas infraestruturas.

Há 4 anos, o programa semanal, Saia de Bici, na Radio Cultura de Curitiba, fala sobre o direito à cidade como um direito social, e ele começa quando há escuta. Toda as 4ªfeira as 17h @saiadebici e @radioculturacuritiba

Rede Social

Patricia Valverde – Curitiba

Museus de Portas Abertas

A Campanha “Museus de Portas Abertas” tem como objetivo promover o acesso à cultura por meio da divulgação dos museus de Curitiba, destacando sua importância histórica, educativa e social, além de informar a população sobre todos os museus da cidade, quais são gratuitos, públicos e como visitá-los, a fim de democratizar o acesso à informação sobre os museus da cidade, destacando sua diversidade, gratuidade e importância cultural.

Por meio de conteúdos digitais criativos e interativos no Instagram, a campanha busca engajar o público, especialmente jovens e moradores de Curitiba, a visitar e valorizar os museus locais.

A proposta também visa esclarecer as diferenças entre museus, espaços de exposição e centros culturais, além de promover a reflexão sobre o direito à cultura e à educação.

Rede Social   –   Pasta do Projeto

Milena Gimenez – Curitiba

Mulheres Ciclistas na Estrada

A proposta consiste na criação de uma série de 3 vídeos curtos e dinâmicos para redes sociais(Instagram, Facebook, TikTok e YouTube), ferramentas de grande alcance e acessibilidade.

Os vídeos abordarão 3 eixos:

1) Informar sobre a cultura nômade no Brasil, com foco especial em mulheres que viajam e trabalham com a arte como meio de sustento;

2) Aprofundar a discussão sobre a violência de gênero, abordando casos recentes de mortes de cicloviajantes, como o de Julieta Hernandez (2023, Amazonas) e Carolina Sanchez Lopes (2025, Rio de Janeiro), além de relatos pessoais de mulheres viajantes que enfrentaram situações de violência ou insegurança, incluindo minha própria experiência.

3) Divulgar ações concretas de proteção aos direitos das mulheres viajantes, destacando redes de apoio (coletivos, grupos de whatsapp, facebook, instagram, aplicativos) e alternativas seguras, como locais para pernoitar e recursos de fácil acesso, como também compartilhar dicas práticas para empoderar mulheres cicloviajantes que queiram viajar sozinhas.

O objetivo da campanha é, ao final, visibilizar desafios enfrentados, ao mesmo tempo em que conecta essas mulheres cicloviajantes, as empoderando, trocando experiências e encorajando a seguirem seus sonhos.

Rede Social

Renatinha Requião – Curitiba

Paginas Pretas

O movimento “Páginas Pretas” visa desmistificar a essência da estrutura de discriminação racial em nossa nação, direcionado a jovens de 14 a 18 anos de escolas públicas. Isso se baseia na ideia de que, nessa fase da vida, os indivíduos fortalecem seus princípios e pautas de reconstrução social.
O propósito é criar estratégias de combate às diferentes vertentes do racismo e preconceito de classe, além de incentivar a autodeclaração e estimular o combate à opressão por meio do compartilhamento de fatos históricos. Isso contribuirá para a reconstrução de uma sociedade mais justa e equitativa.
As abordagens serão realizadas por meio de publicações e transmissões em plataformas digitais amplamente utilizadas. Além disso, conferências, seminários e oficinas serão promovidos para desenvolver a inclusão e capacitação sobre o assunto.
O resultado previsto é incentivar jovens a participar ativamente da cidadania, expandindo sua perspectiva de futuro e impulsionando seu pensamento crítico. Dessa forma, será construída uma zona de liberdade, autonomia e solidariedade.

Rede Social  

Rayane Machado dos Santos – Fazenda Rio Grande

Da Rima Pra Cá

“Da Rima pra Cá” episódio piloto, convida @serenaemici para reagir a alguns momentos da @batalhadoparigot ao lado de @renan.handal.

Esse quadro tem o objetivo de mostrar de forma descontraída, momentos marcantes das batalhas de rima de Curitiba.

Rede Social

Handal – Curitiba

Criadores de impacto #ImpactCreators

A ideia é abrir portas para inlfuenciar positivamente as soluções que a cidade oferta e diálogar com convidados especialistas locais com o objetivo de educar, conectar e impulsionar o cidadão a procurar pelos seus direitos básicos, desbloquear mecanismo de ação local, desmitificar o conhecimento de forma simples e multicanal.

Rede Social  

Sabrina Moreira – Curitiba

Política de boteco

A política tradicional não dialoga com a linguagem jovem. Minha campanha usa humor e sarcasmo para descomplicar temas como democracia, direitos humanos e justiça social, tornando-os mais acessíveis.

Com provocações inteligentes e memes, vou engajar um público que normalmente evade debates sérios, usando o TikTok — plataforma com maior alcance entre a juventude.

A proposta se alinha ao edital ao inovar na comunicação digital e fortalecer a defesa de direitos através do entretenimento

Rede Social

Sabrina Kurscheidt – Curitiba

Stanley - Uma Jornada De Superação

Promover a valorização da cultura hip-hop, inclusão social e a inspiração através da história de vida e superação do rapper Diogo “Stanley” Januário, com foco em jovens do ensino médio e superior.

O projeto “Stanley – Uma Jornada De Superação” visa não apenas contar a história inspiradora de um rapper local, mas também empoderar jovens a valorizarem a cultura, enfrentarem desafios e perseguirem seus sonhos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica.

Rede Social

Stanley – Ponta Grossa

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As campanhas mais votadas vão receber:

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