Curso de Saúde e Práticas Integrativas

  • Tipo da Atividade: Formação
  • Data: 19/03/2025
  • Participantes: 47
  • Parceiros: MST e Projeto Bem Viver, a partir de convênio entre o Instituto Latinoamericano de Agroecologia Contestado (ICA) e a Itaipu Binacional.
  • Local: Ceagro Vila Velha – Rio Bonito do Iguaçu

No dia 19 de março, o CEAGRO sediou a oficina “A dança como reapropriação do corpo: um caminho para a saúde e cura humana e da terra”, onde mulheres Sem Terra exploraram a dança como instrumento de resistência, expressão e transformação pessoal e coletiva. A atividade, promovida pelo Comitê de Cultura do Paraná, integrou o curso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do projeto Bem Viver, desenvolvido através da parceria entre o Instituto Latino Americano de Agroecologia Contestado (ICA) e a Itaipu Binacional. A iniciativa reforçou a profunda conexão entre a libertação corporal e a cura da terra, demonstrando como o movimento artístico pode ser um caminho de emancipação e cuidado integral com o território e consigo mesmo.

A oficina “A dança como reapropriação do corpo: um caminho para a saúde e cura humana e da terra” teve como objetivo principal utilizar a dança como prática transformadora e terapêutica para mulheres camponesas, integrando saúde corporal, expressão artística e conexão com a terra. A atividade buscou fortalecer a autonomia e resistência das participantes através da reapropriação do corpo como território político e afetivo, articulando os princípios de saúde individual e coletiva com os valores da agroecologia e do cuidado com o meio ambiente. Além disso, a iniciativa visou estimular a expressão cultural como ferramenta de emancipação e transformação social nos territórios da Reforma Agrária, demonstrando como a dança pode servir como linguagem de cura tanto pessoal quanto ambiental, promovendo modos de vida mais livres e sustentáveis.

<< Voltar para o Portal da Transparência 

 

<< Voltar para a Home

Entrevista e coletiva de imprensa para divulgar o Comitê de Cultura do Paraná para a classe artística.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Pode apostar, a gente ainda vai fazer grandes coisas juntos.

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

RECEBA NOSSOS INFORMES EM SEU EMAIL

1 vez por semana, somente informes do Comitê - Newsletter.