Com mais de uma centena de participantes, a primeira edição da caravana Pactos pela Cultura, promovida pelo Comitê de Cultura do Paraná, em Laranjeiras do Sul, no centro-oeste do estado, foi considerada um sucesso absoluto. Ao todo, participaram do encontro representantes do poder público e da sociedade civil de 13 cidades que fazem parte da Associação de Municípios Cantuquiriguacu, que engloba ao todo 19 prefeituras da região.

“A nossa expectativa, de início, não era tão alta, mas a procura e o número de participantes surpreendeu”, revela Brunho Vanhoni, coordenador da caravana e membro do Comitê.

A caravana Pactos pela Cultura tem como propósito percorrer o estado do Paraná com oficinas e ações de formação, a fim de garantir que pequenos e médios municípios consigam executar com qualidade os recursos da Política Nacional Aldir Blanc.

Em Laranjeiras do Sul, a reunião durou um dia inteiro, no sábado, 5 de abril. Pela manhã, um painel explicou detalhadamente o que são e como funcionam o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). À tarde, os participantes se reuniram em grupos de trabalho, para estabelecer um diagnóstico de eventuais problemas e obstáculos no acesso a financiamento e também apresentar possíveis soluções. O dia terminou com três apresentações artísticas.

“O que deu pra perceber é que existe um debate represado entre o poder público e a sociedade civil, por falta de diálogo entre as partes mesmo”, constata Vanhoni. As discussões foram sistematizadas e deram origem a uma carta-compromisso. “O esforço agora é pra fazer com que esse grupo se estabeleça, não se desfaça, formando uma rede de apoio à cultura da região”, continua. “O principal resultado não é o encontro em si. Estamos dando ferramentas pra que essa união continue, frutifique.”

“A impressão é de que falta um projeto mesmo, um plano. Pra onde a região pretende ir? Do que a precisa? O que vimos ali são grupos e artistas que às vezes nem se reconhecem como artistas”, prossegue Sylviane Guilherme, do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), que representa o Comitê de Cultura em Cantuquiriguacu. “No entanto, estavam todos muito animados. Era a primeira vez que se reuniam. Estavam todos sedentos por criar, por ter espaço, vez, voz, adquirir conhecimento.”

No Paraná, a próxima parada da caravana Pactos pela Cultura será a Região Metropolitana de Curitiba, em maio. A expectativa dos organizadores é promover um encontro por mês, até o fim do ano.

“A nossa potência é a articulação em rede”, define João Paulo Mehl, coordenador do Comitê de Cultura do Paraná. “A gente percebeu que precisamos promover encontros como esse, atividades de capacitação, de articulação, de conexão, que potencializem a implementação do Sistema Nacional de Cultura. Por isso, vamos seguir percorrendo região por região, pra fazer com que as políticas públicas do Ministério da Cultura cheguem em cada cantinho do estado.”