O Coletivo Soylocopoti, organização que lidera no Paraná a rede do Comitê de Cultura, assinou no último mês de maio um termo de cooperação técnica com o Laboratório de Cultura Digital, projeto de extensão da UFPR. Nos próximos 12 meses, a parceria deve oferecer 32 cursos de formação para agentes culturais de todo o Brasil.
As 16 primeiras preleções serão presenciais, mirando o público de Curitiba e Região Metropolitana. Em uma segunda etapa, realizada online, o projeto deve ser expandido para todo o país, aberto à participação de integrantes dos comitês de cultura das demais unidades da federação, gestores públicos e também dos chamados agentes territoriais de cultura, programa federal que pretende alcançar até mesmo as mais remotas comunidades brasileiras.
“Compreende-se que a soma destes projetos amplia significativamente as possibilidades de atuação, por articular diferentes saberes e atores sociais a partir de um tema de interesse recíproco: fortalecimento das políticas públicas de fomento e democratização do acesso à cultura no país”, diz a justificativa do documento.